8 hábitos de estudantes bem-sucedidos

Se gostou, compartilhe! =)

Ser um estudante de sucesso não é nada fácil, requer muita dedicação e esforço, mas você pode ser um com as dicas que vamos mostrar aqui.

É importante saber que se tornar um estudante de sucesso não vai acontecer da noite para o dia. Esse é um trabalho que ocorre com o tempo, você vai precisar estudar muito, se esforçar e dedicar para conseguir conquistar seu objetivo. Não importa o que você está estudando e para que estude, os 8 hábitos de estudantes de sucesso vão te ajudar. Vejam quais são, anote e pratique.

Conheça 8 hábitos de estudantes bem-sucedidos

1) Não exagere nos estudos
Isso mesmo, um estudante de sucesso não precisa exagerar nos estudos para ser um bom aluno e aprender. Um erro muito comum é o estudante querer aprender tudo em apenas uma semana. Isso não vai acontecer. Além disso, passar horas e horas estudando não é bom, você está perdendo tempo e energia.

Um dos hábitos de estudantes de sucesso é distribuir o trabalho ao longo do período, fazendo em tempos mais curtos. Por isso comece a deixar os estudos com períodos mais regulares e distribuídos ao longo do dia, semana e mês.

2) Crie uma rotina de estudo
Pode parecer muito chato ter uma rotina, mas ela é muito importante, no plano de estudo você deve colocar sempre os mesmos horários de estudo. Quando o estudante tem essa rotina de mesmos horários o estudo fica mais prático e regular. Além disso, você já vai estar emocionalmente e mentalmente preparado para cada sessão de estudo e isso vai tornar você bem mais produtivo.

3) Crie seus objetivos
Quando fizer o plano de estudo é importante pensar no tempo de estudo e no objetivo específico. Você não pode estudar sem direção nenhuma, isso não será eficaz, por isso é necessário saber exatamente o que estudar e o que deve aprender em cada dia.

4) Leia os rascunhos do estudo passado
Antes de começar a estudar português, dê uma olhada na matéria de português que estudou da última vez, isso vai ajudar a gravar e aprender. Faça isso com todas as matérias, revise o que viu, leia os rascunhos, refaça alguns exercícios. Só não perca muito tempo fazendo isso, se percebeu que lembra o que estudou e está tudo na ponta da língua, é hora de estudar o próximo tema da matéria.

5) Comece com o assunto mais difícil
Na hora de estudar você precisa dividir o seu dia, o plano de estudo serve para isso, não é bom estudar apenas português no dia, você deve estudar pelo menos 3 matérias. Nesse caso, comece sempre pelo mais complicado, se você tem mais dificuldade em química, comece por ela, depois em inglês e a matéria de biologia por último, estude nessa ordem de acordo com o nível de dificuldade de cada um.

O assunto mais difícil vai exigir mais esforço e energia mental, por isso, você deve começar por ele. Depois de ter estudado o mais difícil, escolha um mais fácil para não forçar demais e ficar cansado sem necessidade.

6) Não se distraia
Muita coisa pode te distrair no momento do estudo, pode ser uma TV ligada, uma música ou até pessoas conversando. Todo mundo se distrai por um tempo, mas isso não pode acontecer sempre ou permanecer por muito tempo. Nesse caso é importante encontrar formas de minimizar essa distração, ficar longe das pessoas e do que pode te distrair é um bom começo.

7) Estudo com seus amigos
Seus colegas podem te ajudar no estudo, se não tem costume de estudar junto com os amigos, comece a fazer isso. Trabalhar em grupo permite que os alunos consigam entender o conteúdo mais rápido. Além disso, quando você explica algo para seu colega, consegue gravar mais rápido.

8) Tenha um tempo de descanso
É isso mesmo, um dos hábitos de estudantes de sucesso é o descanso, ele é importante e você deve praticar. O descanso deve acontecer tanto durante o estudo, com pausas pequenas para levantar e beber água, por exemplo. Como também descansos mais longos no dia para esfriar a cabeça.


Fonte: Canal do Ensino

Imagem em destaque: Foto/reprodução internet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *